domingo, 14 de julho de 2013

Sermão do monte


Mt 5.1-12

Através do entendimento dado através do Espírito do Senhor estaremos compartilhando do texto em que Jesus pregou a multidão no monte.
Nosso Jesus é Deus e se destronou para nos ensinar através da prática de viver em nosso meio promovendo aprendizagem pela imitação de seus passos.
É de costume em nossa cultura que o mais sábio fique de pé e nos transmita os ensinamentos e vemos na atitude de Jesus o contrário, sentando-se com os outros e os ensinando demonstrando humildade, pois Ele estava em meio à multidão e sentou-se. Vs.1
Ele chama a multidão de bem aventurado que significa – Felizardo, muito sortudo, afortunado, avantajado, o que tem felicidade no céu. A partir do Vs.4
Veremos agora quem terá felicidade no céu:
Os pobres de espíritoO humilde de espírito reconhece a sua condição de pecador e anseia por alguém que possa livrá-lo. Ele concede a Deus um lugar privilegiado em sua vida. Veja essa citação do profeta Isaias: “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos” (57. 15). “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Salmo 51. 17).
Os que choram – Chorar é a condição de ter um coração contrito, é a condição que nos colocamos em dizer a Deus que não somos capazes sozinhos e que necessitamos de seu consolo.
Os mansosO mundo não admite a mansidão; para ele isto é um sinal de fraqueza. Entretanto o homem mais forte que passou pela terra, declarou de si mesmo: "... E aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração..." (Mateus 11:29) Para Jesus, mansidão é uma felicidade; algo que podia ser encontrado em sua pessoa: ''Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11:29)
Os que tem fome e sede de justiça – A justiça na bíblia tem três aspectos: A legal, moral e social.
·         A justiça legal é a justificação, um relacionamento certo com Deus. Temos que nos sujeitar a lei que vem de Deus e não a nossa própria justiça. Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
Romanos 5:1
·         A justiça moral é aquela justiça de caráter e conduta que agrada a Deus. É uma justiça interior, do coração, da mente e das motivações. E desta que devemos sentir fome e sede.
·         A justiça social é a busca da libertação do homem da opressão, junto com a promoção dos direitos civis, da justiça nos tribunais, da integridade nos negócios e da honra no lar e nos relacionamentos familiares.
Os misericordiosos – Os que se coloca no lugar do outro, aquele que tem a habilidade de saber o que o outro necessita se pondo em seu lugar.
Os limpos de coração – Os que não guardam nenhum tipo de mágoa ou rancor de tudo que lhe acontecerá no passado, os que têm seu coração lavado pelo sangue de Jesus retirando todas as impurezas da velha vida.
Os pacificadores – Os que buscam viver em paz, que promovem a paz, que buscam mediar todas as situações que necessitam de intervenção ao seu redor, que são sábios em não semear a contenda, mas antes ter paz com todos.
Os que sofrem perseguição – Jesus já previa que os seus discípulos seriam perseguidos por sua causa, mas já havia feito à promessa de que o seu galardão no céu seria grandioso, pois bem aventurado será aquele que for perseguido por causa do seu nome e da pregação do evangelho instituído por Jesus em nossas vidas.

Os que seguem essa palavra terão felicidade no céu e seu galardão (recompensa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário